Publicado em: sex, ago 24th, 2018

A psicóloga Maria Salete Arenales, da Arenales Books participou de cursos e buscou ajuda de profissionais para exportar seus produtos: “o mercado externo é mais exigente que o brasileiro”.

O boca a boca levou os produtos da psicóloga Maria Salete Arenales Loli, da Arenales Books, para além das fronteiras brasileiras.

Mesmo iniciando com vendas passivas (procura dos materiais sem divulgação) a exportação não foi um processo fácil. Ela conta que participou de cursos do Peiex e se cercou de profissionais para auxilia-la na tarefa.

“É trabalhoso.  Precisei conhecer bem  o mercado e adaptar o material para fora. Além disto o mercado externo  é mais exigente que  o brasileiro. Porém estávamos preparados nas principais etapas como pesquisa formalizada dos produtos e publicações de resultados”. Contou a psicóloga.

A Arenales desenvolveu dois jogos para auxiliar os profissionais no trabalho com adolescentes que são: O kit “Túnel do Tempo”  e A “Máquina do Faz e Refaz”. Ambos relacionados com pesquisa de tese de doutorado pela Unesp.

Prosseguindo em novas pesquisas, desta vez em parceria com o Projeto Araucária e o DesignExport, desenvolveu um jogo para o trabalho com pacientes idosos:   “Memórias e Desafios – Estimulo a Sociabilidade, Autonomia e Memória Sênior”.

Os materiais, que já foram vendidos em Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, Chile, Honduras e Costa Rica são frutos de mais de 20 anos de pesquisa.

“Como é um material inovador, que não existia nem no mercado nacional e nem internacional, o trabalho é um grande desafio”, disse a psicóloga. A tese de doutorado com o título “O ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO COM ADOLESCENTES: Inovações Técnicas com o uso do Mediador Clínico – jogo Túnel do tempo”  poderá ser acessada gratuitamente pelo o portal da UNESP.

Apesar das primeiras pesquisas serem realizada dentro do enfoque psicanalítico, os materiais também  são adaptados para outras abordagens da psicologia uma vez que os objetivos focam-se na facilidade de expressão dos pacientes e na coleta de informações. A intervenção  dependera da escolha e formação de cada profissional.

Psicóloga Maria Salete Araneles
CRP: 08/4920