Publicado em: ter, out 6th, 2015

AFAC

A AFAC (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos) atende a 150 portadores de necessidades especiais na área da visão, com uma equipe formada por: Terapeuta Ocupacional, Musicoterapeuta, Fisioterapeuta, Assistente Social, Pedagoga, Professores e Monitores e vem aprimorando seu quadro profissional preparando-o para um atendimento cada vez mais eficiente, visando atender ao deficiente visual nos seguintes setores:

Estimulação Precoce
Faixa Etária – 0 – 6 anos

Objetivo – Estimulação global nas áreas motoras, cognitivas, cuidados próprios de linguagem e socialização, estimulando os demais sentidos e o resíduo visual.

Com uma equipe multidiciplinar com terapeuta educacional, fisioterapeuta, pediatra e Assistente Social. Os atendimentos são realizados em grupos de 2 ou 3 crianças ou individual, acompanhados dos responsáveis, mães/ pais, duas vezes por semana com participação de assistente social que trabalha para fortalecer os vínculos afetivos, valorização e equilíbrio da dinâmica familiar.

Enfatizando ações que envolvam os pais e mais familiares no seu atendimento terapêutico, sensibilizando toda a família para que siga as orientações para a estimulação e inclusão na rotina familiar e doméstica, favorecendo e garantindo o seu desenvolvimento.

Ortoptista

Como ramo da oftalmologia, o ortóptica tem por finalidade a investigação, diagnóstico e o tratamento das desordens da motilidade ocular (estrabismos) e desordens da visão monocular e binocular associadas. Também estão no campo da ortoptia funções mais complexas na área clínica, reabilitacional, educacional e de pesquisa.

Serviço Social

O Serviço Social visa atender o Deficiente Visual e sua família, tanto em grupo quanto individualmente, buscando sempre a reabilitação e a inclusão. Além de orientar e fazer encaminhamentos necessários trabalhando com a equipe multidisciplinar de reabilitação.

Oftalmologia

Realiza trabalho ambulatorial, fazendo exames oftalmológicos e prestando os encaminhamentos necessários nas áreas de baixa visão, visão subnormal e reabilitação.

Orientação e Mobilidade 
Faixa Etária – desde adolescentes até idosos.

Objetivo – propiciar em desenvolvimento integral visando a valorização e independência do deficiente visual., desenvolvendo sua atuação tanto dentro como fora da Instituição estimulando seu conhecimento e habilidade que fortalecerão sua atuação tanto enquanto cidadão.

Participação efetiva em seu lar através de atividades práticas efetivas que fortaleça seu vínculo familiar e sua participação no lazer em família e em grupo de amigos.

Maiores informações:

www.afac.org.br

AFAC – Rua Padre Leandro, 18 – Fonseca – Niterói – RJ

Telefone: (21) 2717-2822

Deixe um comentário

XHTML: você pode usar html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>