Publicado em: qua, maio 23rd, 2018

Debate sobre a loucura e aspectos religiosos na obra de Bergman na próxima sexta no Rio

O filme ‘Através de um espelho’ (1961), do sueco Ingmar Bergman, será exibido, com apoio da curadoria da Versátil Home Vídeo, e debatido em seguida na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no Humaitá, no dia 25 de maio, às 19h30. O evento faz parte do ciclo ‘100 anos de Ingmar Bergman’, promovido pelo projeto Psicanálise & Cinema. O objetivo da programação é homenagear o centenário de nascimento de um dos cineastas mais importantes do cinema mundial, cuja obra se caracteriza por aprofundar temas relacionados à psicologia humana. O ingresso para assistir apenas ao filme em DVD é gratuito e será cobrada taxa de R$ 10 para os que permanecerem para o debate.

O debate terá como tema ‘Bergman, o Silêncio de Deus e a Loucura’, uma abordagem acerca dos questionamentos religiosos sobre a existência de Deus presentes ao longo da obra do diretor e roteirista assim como os vários conceitos de loucura encontrados em alguns de seus personagens. A história se passa num período de 24 horas e mostra os acontecimentos com Karin, que esteve internada em sanatório, seu marido, pai e irmão durante férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin ter recebido alta psiquiátrica recente. O pai, escritor, usa os delírios da filha nos seus romances, enquanto ela e o irmão mais jovem se aproximam do incesto. Com o passar do dia, a doença da personagem se manifesta cada vez mais.

Com Harriet Andersson, Gunnar Bjornstrand, Max Von Sydow e Lars Passgård no elenco, o drama foi premiado como melhor filme estrangeiro no Oscar de 1962 e indicado na categoria melhor roteiro. Recebeu ainda o prêmio do Office Catholique International du Cinéma no Festival de Berlim. O longa é legendado em português, tem duração de 89 minutos e a classificação indicativa é 18 anos. Após a exibição, o debate será realizado por Bernard Miodownik e Luiz Fernando Gallego, psicanalistas da SBPRJ.

O ciclo contará ainda com outros dois encontros, nos dias 22 de junho e 27 de julho.
Em março e abril foram apresentados ‘Face a Face’ e ‘A Hora do Lobo’.

As inscrições podem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. As reservas serão mantidas apenas até dez minutos antes do início da sessão. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fonte:
www.sopacultural.com