Publicado em: seg, dez 10th, 2018

Disciplina FELICIDADE

A UnB é a primeira universidade do país a oferecer uma disciplina de”felicidade”. O objetivo é ensinar aos alunos a lidar com a pressão e a desenvolver o autoconhecimento e a solidariedade. Conheça melhor com o Fantástico e leia as dicas do professor Wander Pereira.

1 _ Busque conhecer a si mesmo
Se exercite, se observe, pergunte às pessoas. Busque conhecer o seu centro emocional e como controlar suas emoções. Esteja atento e perceba o que realmente faz sentido na sua vida. Se pergunte: O que eu posso? O que eu devo?O que eu quero? O autoconhecimento é uma jornada que nunca cessa.

2 _ Desenvolva estima pelo que você é
Faça coisas que fortaleçam suas características positivas, combata as negativas. Aprenda e pratique o reconhecimento do seu valor como pessoa. Não haja segundo a aprovação dos outros. Se aceite como você é!

3 _ Valorize o seu tempo
Perder ou ganhar tempo é uma metáfora para valorar o quanto fomos felizes ou não em um certo período de tempo na vida. Tempo não se perde nem se ganha, apenas usamos. Então, cabe-nos decidir de que maneira estamos fazendo isso.

4 _ Seja grato
Tenha por hábito agradecer. Se você tem essa possibilidade, então o faça. Sempre!

5 _ Invista em relacionamentos saudáveis
Aumente sempre seu círculo de relações sociais com pessoas que lhe façam mais feliz.

6 _ Dinheiro é importante, mas não compra felicidade
Pessoas ricas não são mais felizes por isso. A sociedade de consumo tenta impor a felicidade baseada apenas no prazer e na euforia. Como esse tipo de“felicidade” é uma das mais efêmeras e passageiras, rapidamente ela se“dissolve” e nos deixa uma sensação de vazio.

7 _ Coma e descanse corretamente
Comer e dormir é um ato de saúde. Estar saudável é muito importante para ser feliz.

8 _ Viva o presente
Existem pessoas focadas no passado, tentando reviver a felicidade que tiveram algum dia ou sofrendo com acontecimentos que já se dissiparam no tempo e que só continuam a existir na cabeça delas. Outras estão focadas no futuro, esperando o amanhã chegar para serem felizes. “Quando o carnaval chegar”, “quando eu tiver minha casa”, “quando eu emagrecer”, “sextou!” A felicidade está no presente!  Sonhe, recorde, mas viva avida no presente.

9 _ Relaxe mais… Ame sempre!
O prazer decorre de coisas que afetam diretamente nosso corpo, nos provocam reações como risos, brilho nos olhos e excitação física. Felicidade não é constante, ela vai e volta. Mas é um sentimento que pode ser sempre renovado e é inesgotável.

Fonte:
http://especiais.g1.globo.com