Publicado em: qui, abr 26th, 2018

Estudo identificou tipo de estresse que mais ameaça saúde: é comum e pode dar infarto

Você já deve ter ouvido que estresse prejudica o coração. No entanto, um tipo de preocupação é a maior responsável por infartos, segundo uma pesquisa da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Ao que tudo indica, preocupações financeiras são as que mais causam chances de problemas cardíacos.

Tipo de estresse que mais causa infarto

Em uma pesquisa com 212 voluntários, os especialistas fizeram questionamentos a respeito da saúde mental de cada um deles.

Temas como depressão, ansiedade e estresse foram abordados nas entrevistas. Entre as duas centenas de pacientes do hospital de Joanesburgo analisados, 106 haviam sofrido um ataque cardíaco recentemente.

Entre os entrevistados que sofreram infarto, 96% relataram que haviam passado por um quadro de estresse significativo no mês anterior.

Preocupações com o trabalho e financeira foram as principais causas da tensão, no entanto, o estudo percebeu que causas profissionais aumentam entre 5 e 6 vezes as chances de um problema cardíaco, enquanto o dinheiro pode aumentar em até 13 vezes.

Por isso, os autores da pesquisa relatam a importância de tratar do assunto antes de sua consequência. É muito comum os médicos falarem sobre estresse após um infarto. No entanto, poucas são as pessoas que falam abertamente sobre as suas preocupações financeira como falam sobre casos de câncer ou diabetes na família.

Fonte:
www.vix.com/pt/saude