Publicado em: ter, out 6th, 2015

Outubro Rosa

outubro-rosa O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Veja hospitais do RJ que têm exames para tratamento de câncer de mama.

São 27 hospitais são habilitados pelo Ministério da Saúde (SUS).

Unidade realizam procedimentos para tratamento do câncer de mama.

– Hospital Universitário Antônio Pedro

– Hospital Hinja

– Centro de Terapia Oncológica SC Ltda

– Hospital Federal do Andaraí

– Clinica de Radioterapia Osolando J Machado

– Hospital de Ipanema

– Hospital Universitário Pedro Ernesto

– Hospital Geral de Bonsucesso

– Hospital Mário Kroeff

– Hospital Federal dos Servidores do Estado

– Hospital do Câncer III

– Hospital Federal da Lagoa

– Hospital Universitário Sul Fluminense

– Hospital Alcides Carneiro

– Hospital Santa Izabel

– Hospital São José do Avaí

– Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

– Instituto oncológico

– Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos

– Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia

– Hospital Escola Álvaro Alvim

– Hospital São José

– Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

– Hospital Federal Cardoso Fontes

– Hospital Regional Darcy Vargas

– Clínica de Radioterapia Inga

– Radiclin Sul Fluminense.

Fontes:

g1.globo.com

www.outubrorosa.org.br

www.inca.gov.br

Deixe um comentário

XHTML: você pode usar html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>