Publicado em: qua, fev 13th, 2019

Psicologia e Marketing.

O uso da Psicologia no Marketing é uma estratégia muito utilizada em diversos setores, visando compreender o comportamento do consumidor, se sobressair entre as concorrências e conseguir atingir o público, mantendo e melhorando o relacionamento com os clientes e consumidores já antigos e conquistando novos.

As ações de Marketing estão em constante transformação. Um exemplo disso é o Marketing Digital, que ganhou popularidade com a grande adesão dos dispositivos móveis pela população. No entanto, independente das alterações, o objetivo das organizações continua o mesmo: vender seus produtos ou serviços. Por isso, sempre haverá um novo nível a ser alcançado pelas empresas, e conhecer o cliente, acompanhar a concorrência e o mercado torna-se fundamental nesse cenário.

Relação entre Psicologia e Marketing

Existem fatores psicológicos que influenciam o comportamento das pessoas, que constantemente se repetem quando elas são expostas a coisas novas. Com o conhecimento de cada uma deles, é possível elaborar estratégias mais eficientes e assertivas que capturem o consumidor.
No Marketing, a Psicologia é utilizada para compreender profundamente os seguintes pontos:

Forma de pensar do consumidor: por meio das pesquisas, é possível ser coletados dados importantes. Cada faixa etária possui uma forma de pensar, assim como cada classe social tem desejos e necessidades diferentes. Dentro das empresas, cada colaborador é, também, um cliente com ideias próprias e desejos e necessidades específicos.

Comportamento: cada indivíduo possui um comportamento distinto em diferentes momentos, ao estar sozinho acompanhado ou cercado por uma multidão, não há padrões que determinam suas necessidades, seus desejos e motivos para que esteja inserido em um grupo.

Hábitos e costumes: cada pessoa tem seus hábitos e costumes. Para as empresas, é fundamental compreender a forma ideal de se aproximar, comunicar e fidelizar o cliente, através de pesquisas são descobertos fatores que influenciam o relacionamento da empresa com o cliente.

Desejos e necessidades: os desejos e necessidades são diferentes para cada pessoa. Na maioria dos casos, há sempre um produto ou serviço para atender o desejo ou necessidade específico. Conhecer melhor esses pontos é fundamental para elaborar produtos e serviços que estejam disponíveis para o consumidor na hora e da forma exata.

Fonte:
www.educamaisbrasil.com.br